O mito dos sites grátis

Você já deve ter visto algumas empresas oferecerem sites grátis em campanhas de marketing, em redes sociais, ou em outros lugares. Nesse post vamos falar um pouco sobre esses sites grátis e esclarecer algumas dúvidas que muita gente tem ao se deparar com esses anúncios.

Não existe site grátis

A grande verdade é que não existem empresas que criam sites gratuitos para você. A empresa que te oferece site grátis, utiliza um pacote de templates (designs prontos), e coloca seu logotipo no template que você mais gostar e então coloca no ar e cobra uma mensalidade pra manter essas páginas no ar e atualizar quando você precisar.

A grande desvantagem de utilizar templates prontos, é que seu site perde a identidade pois você corre o risco de outros sites usarem o mesmo design do seu. A empresa que faz um site grátis, não se preocupa exclusivamente com o seu site, pois o objetivo é fechar diversos sites grátis e ganhar na mensalidade. A questão principal aqui, é que o site não é grátis, e no final você vai ter de pagar de qualquer jeito.

Hospedagem grátis existe mas não compensa

Existem empresas também que além de sites grátis, oferecem também hospedagem grátis, nesse caso você realmente não pagaria nada, só que a grande desvantagem disso, é que depois de um certo tempo a empresa começa a inserir anúncios no seu site sem sua autorização, e seu site fica completamente cheio de anúncios. O próprio Yahoo, que antigamente oferecia o Geocities que era um servidor grátis, colocava anúncios nos sites toda hora.

Se você tem uma empresa, e vai abrir um site, opte sempre por servidores de hospedagem profissionais, pois o foco destes é sempre manter a estabilidade do seu site.

Sobre os construtores de sites

Existem ferramentas especializadas em criar e editar sites, elas podem oferecer grandes vantagens ao cliente para editar ou desenvolver um site, mas apesar de tudo, para usar ferramentas assim geralmente é necessário possuir um pouco de conhecimento em HTML no mínimo para conseguir criar algo, ou até mesmo resolver alguns problemas que venham a ocorrer.

Se optar por construtores de sites, tenha sempre por perto um programador ou webdesigner com conhecimentos avançados, para auxiliá-lo em processos mais complexos que podem aparecer no decorrer do uso.